RURAL |
Secretaria da Agricultura de Nova Santa Rita participa de reunião sobre controle da influenza aviária |
Encontro em Montenegro discutiu medidas regionais após decreto estadual de emergência sanitária |
483m2o
Secretaria de Agricultura de Nova Santa Rita participa de alinhamento sobre controle de influenza aviária em Montenegro
Encontro de técnicos discutiu medidas regionais após decreto estadual de emergência sanitária
O secretário de Agricultura de Nova Santa Rita, Cleomar Pietroski, representando o prefeito Rodrigo Battistella, participou na segunda-feira (19), na Câmara de Vereadores de Montenegro para alinhar ações de controle sanitário definidas pelo Decreto nº 58.169/2025, que declarou estado de emergência em saúde animal no Rio Grande do Sul em razão de focos de influenza aviária de alta patogenicidade.
A reunião, conduzida pelo secretário estadual adjunto da Agricultura, Márcio Madalena, reuniu autoridades dos municípios afetados pelo decreto – que inclui Nova Santa Rita, Montenegro, Esteio, Canoas, Gravataí, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Cachoeirinha, Novo Hamburgo e Portão – para coordenar a atuação conjunta nas barreiras sanitárias e nas medidas de vigilância.
“Viemos a Montenegro para reforçar o compromisso de nossa gestão com a saúde animal e com a segurança alimentar regional. A integração entre municípios é fundamental para conter esse surto e proteger nossos produtores e consumidores”, destacou Pietroski. Ele frisa que diminui o risco para o município, uma vez que não há nenhuma unidade produtora de aves na cidade – para fins comerciais.
Também participaram do encontro representantes das defesas agropecuária estaduais e municipais, além de técnicos do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal (DDA).
Segundo a diretora do DDA, Rosane Collares, cinco barreiras sanitárias foram instaladas na manhã de sábado, com funcionamento 24 horas: três barreiras em um raio de 3 km dos focos (incluindo uma barreira de bloqueio total) e duas barreiras adicionais em um raio de 10 km.
Quaisquer suspeitas de influenza aviária – sinais respiratórios, sintomas neurológicos ou mortalidade alta e súbita em aves – devem ser comunicadas à Secretaria de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) por meio da Inspetoria ou Escritório de Defesa Agropecuária, do sistema e-Sisbravet ou pelo WhatsApp (51) 98445-2033.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |