RURAL
Secretaria da Agricultura de Nova Santa Rita participa de reunião sobre controle da influenza aviária
   
Encontro em Montenegro discutiu medidas regionais após decreto estadual de emergência sanitária

483m2o

Por Assessoria de Imprensa
21/05/2025 19h34

Secretaria de Agricultura de Nova Santa Rita participa de alinhamento sobre controle de influenza aviária em Montenegro

Encontro de técnicos discutiu medidas regionais após decreto estadual de emergência sanitária

O secretário de Agricultura de Nova Santa Rita, Cleomar Pietroski, representando o prefeito Rodrigo Battistella, participou na segunda-feira (19), na Câmara de Vereadores de Montenegro para alinhar ações de controle sanitário definidas pelo Decreto nº 58.169/2025, que declarou estado de emergência em saúde animal no Rio Grande do Sul em razão de focos de influenza aviária de alta patogenicidade.

A reunião, conduzida pelo secretário estadual adjunto da Agricultura, Márcio Madalena, reuniu autoridades dos municípios afetados pelo decreto – que inclui Nova Santa Rita, Montenegro, Esteio, Canoas, Gravataí, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Cachoeirinha, Novo Hamburgo e Portão – para coordenar a atuação conjunta nas barreiras sanitárias e nas medidas de vigilância.

“Viemos a Montenegro para reforçar o compromisso de nossa gestão com a saúde animal e com a segurança alimentar regional. A integração entre municípios é fundamental para conter esse surto e proteger nossos produtores e consumidores”, destacou Pietroski. Ele frisa que diminui o risco para o município, uma vez que não há nenhuma unidade produtora de aves na cidade – para fins comerciais.

Também participaram do encontro representantes das defesas agropecuária estaduais e municipais, além de técnicos do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal (DDA).

Segundo a diretora do DDA, Rosane Collares, cinco barreiras sanitárias foram instaladas na manhã de sábado, com funcionamento 24 horas: três barreiras em um raio de 3 km dos focos (incluindo uma barreira de bloqueio total) e duas barreiras adicionais em um raio de 10 km.

Quaisquer suspeitas de influenza aviária – sinais respiratórios, sintomas neurológicos ou mortalidade alta e súbita em aves – devem ser comunicadas à Secretaria de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) por meio da Inspetoria ou Escritório de Defesa Agropecuária, do sistema e-Sisbravet ou pelo WhatsApp (51) 98445-2033.


   

  

menu
menu