REGIÃO |
Morte de aves no Zoológico de Sapucaia do Sul mobiliza técnicos |
Teve reunião com representantes do estado após confirmação de H5N1 em aves silvestres do parque |
483m2o
PREFEITURA DE SAPUCAIA DO SUL E GOVERNO DO ESTADO REÚNEM EQUIPES PARA TRATAR DE GRIPE AVIÁRIA NO ZOOLÓGICO
Sapucaia do Sul realiza encontro com representantes estaduais após confirmação de H5N1 em aves silvestres do parque.
Na sexta-feira (16), o prefeito de Sapucaia do Sul, Volmir Rodrigues, liderou uma reunião com equipes técnicas da Prefeitura e representantes do Governo do Estado para discutir açõs e protocolos após a confirmação de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (H5N1) em aves silvestres do Parque Zoológico do município.
O laudo positivo foi confirmado hoje pelo Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal (DDA), da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi).
O encontro teve como objetivo alinhar informações, definir estratégias de apoio e reforçar a colaboração entre o município e o Estado no enfrentamento da situação. Embora a istração do Parque Zoológico seja de responsabilidade do Governo do Estado, a Prefeitura de Sapucaia do Sul está prestando total e às medidas sanitárias e de controle que estão sendo implementadas.
Participaram da reunião, representando o município, o chefe de gabinete do prefeito, Gabriel Rodrigues (que é zootecnista), a secretária municipal de Meio Ambiente, Carla da Silveira, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, José Claudio Prates, a coordenadora da Vigilância em Saúde, Milena Weide, o diretor de Agricultura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Jonatas Silva, e a bióloga da Secretaria do Meio Ambiente, Aline Fachini.
Pelo Governo do Estado, estiveram presentes a diretora do DDA/Seapi, Rosane Collares, o superior regional de Porto Alegre, Diego Facin, e a fiscal estadual agropecuária responsável pela Inspetoria de Defesa Agropecuária (IDA) de Esteio, Márcia Conte.
O Parque Zoológico de Sapucaia do Sul está fechado para visitação desde a última quarta-feira (14) e não há previsão para sua reabertura.
A Prefeitura de Sapucaia do Sul reafirma seu compromisso em colaborar com as autoridades estaduais para garantir a segurança da população e o controle da situação sanitária no Parque.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |