CULTURA
Lançado novo livro que aborda a gestão e o trabalho no Judiciário
   
A autora Rafaella Menezes é Coordenadora Executiva do Laboratório de Inovação do TJRS

483m2o

Por VCS Assessoria de Imprensa
14/05/2025 20h11

Rafaella Menezes, rosariense residente em Porto Alegre, lançou dia 9 de maio, na capital, seu primeiro livro sobre o poder judiciário. O lançamento virtual ocorreu no site da Editora Thoth (editorathoth.com.br).

No dia 18 de junho acontecerá o lançamento físico e presencial, com autógrafo da autora, na Livraria Santos, no shopping Pontal, às 18 horas.

O livro aborda a gestão e o trabalho no Judiciário e tem prefácio de Antônio Gidi e comentário na 4ª capa do Prof. Sandro Trescastro Bergue.

É uma publicação da Editora Thoth e está à venda no site da editora. 

Rafaella Menezes trabalha no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.

É um livro de notável profundidade humanística. Analisa as relações de trabalho e o impacto do neoliberalismo nas práticas do setor público, com especial atenção aos servidores do Judiciário, que não vestem togas, mas desempenham um papel fundamental na prestação jurisdicional.

Examina como a ideologia econômica neoliberal reformulou as relações de poder e trabalho no serviço público após a Reforma do Judiciário de 2004, descortinando a lógica subjacente a essa mudança de paradigma: o gerencialismo como braço operacional do neoliberalismo.

"Compreender as origens de um fenômeno social nos permite enxergar além das aparências. Sem um olhar crítico, aceitamos ivamente discursos sobre eficiência, produtividade e qualidade no serviço público. No entanto, ao compreender melhor os mecanismos que sustentam essas ideias, percebemos que toda transformação tem um preço. E, com sensibilidade, identificamos quem o paga", analisa Antônio Gidi em seu prefácio.

Com estilo fluido e envolvente, este livro se destaca como um estudo interdisciplinar que transita entre direito, istração, gestão, economia, política e psicologia. Esta obra é fonte segura de conhecimento para aqueles que desejam desenvolver uma visão crítica sobre a evolução recente da istração pública, especialmente nos tribunais e agências governamentais.

Após esta leitura, o cidadão e a cidadã jamais verão a Emenda Constitucional 45 da mesma maneira.

SOBRE A AUTORA 

RAFAELLA FAGUNDES DE MENEZES 

Mestra em istração pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Pós-graduada em Gestão Pública Municipal pela UNIPAMPA e Universidade Aberta do Brasil (UAB). Graduada em istração pela UNIPAMPA (2015). Servidora Pública do Poder Judiciário do Rio Grande do Sul, desde 2009. Exerceu a função de Oficial Escrevente na comarca de Santana do Livramento/RS. Atuou como instrutora e exerceu a função de Gestora de Cursos no Centro de Formação e de Desenvolvimento de Pessoas (CJUD). Formadora da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM). Atualmente é Coordenadora Executiva do Laboratório de Inovação do TJRS-Labee9.


   

  

menu
menu