POLÍTICA
Firmado o compromisso pelo fim da violência contra a mulher
   
ocorreu na Assembleia Legislativa, durante o evento de adesão do legislativo gaúcho à campanha Feminicídio Zero

483m2o

Por Assessoria de Imprensa
15/04/2025 19h17

Ministra Cida Gonçalves e deputado Adão Pretto Filho firmam compromisso pelo fim da violência contra a mulher

Na manhã de segunda-feira (14), a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e o deputado estadual Adão Pretto Filho (PT) firmaram um termo de compromisso pela igualdade de gênero e pelo enfrentamento à violência contra a mulher.

A ocorreu na Assembleia Legislativa, durante o evento de adesão do legislativo gaúcho à campanha Feminicídio Zero, do governo federal. O termo assinado pelo deputado e pela ministra dá início a uma parceria entre o Ministério das Mulheres e a Frente Parlamentar de Homens pelo Fim da Violência Contra a Mulher, coordenada pelo parlamentar.

Na visão do deputado, o documento simboliza um pacto público por uma cultura de respeito, equidade e pelo engajamento de homens na construção de uma sociedade livre de violência de gênero.

“Esse compromisso é mais do que simbólico. É uma ação concreta para somarmos esforços, entre Parlamento e Governo Federal, por políticas públicas que protejam as mulheres e responsabilizem os agressores”, afirmou Adão Pretto Filho. “Os homens precisam se posicionar e combater o machismo”, complementou.

A ministra Cida Gonçalves celebrou a iniciativa da Frente Parlamentar e reforçou a importância de alianças entre diferentes esferas de poder para avançar no combate às desigualdades. 

O termo estabelece o compromisso com ações conjuntas entre o ministério e a frente parlamentar, com foco na prevenção da violência, no fortalecimento das redes de apoio às vítimas e na promoção de campanhas de conscientização em todo o estado.

A Frente Parlamentar de Homens Pelo Fim da Violência Contra a Mulher existe desde 2011, e foi criada pelo então deputado estadual Edegar Pretto, atual presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Nos últimos meses, a frente esteve presente em atividades como jogos de futebol, desfiles de escolas de samba, corridas de automobilismo, além do já tradicional Verão Sem Machismo, em que Adão e Edegar vão às praias do litoral gaúcho dialogar com veranistas sobre a importância de combater a violência contra a mulher na sociedade. 


   

  

menu
menu