CAPELA DE SANTANA
Assinado termo de autorização para início do serviço de desassoreamento de rios no RS
   
154 municípios foram contemplados pelo programa Desassorear RS.

483m2o

Por Assessoria de Imprensa
06/02/2025 21h34

Na quarta-feira, 29 de janeiro, o prefeito Oziel Rangel, acompanhado do secretário de Coordenação e Planejamento Alfredo Machado, do secretário de Educação e coordenador da Defesa Civil João Leonardo de Almeida e do vereador Leonel, participou do evento de do termo de autorização para o início do serviço de desassoreamento nos primeiros 154 municípios contemplados pelo programa Desassorear RS.

O Programa de Desassoreamento do Rio Grande do Sul (Desassorear RS) faz parte das ações do Plano Rio Grande e tem como objetivo a limpeza e desassoreamento de arroios, canais de drenagem e sistemas pluviais em municípios que, devido a enchentes, declararam situação de emergência ou estado de calamidade.

A iniciativa está sendo executada pelas Secretarias de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur) e de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), em parceria com as gestões municipais, que terão o a recursos, e técnico e supervisão do Estado. O objetivo é proporcionar mais segurança, estabilidade e resiliência diante dos riscos de alagamentos.

Desde o lançamento do programa, em agosto de 2024, a Secretaria de Planejamento, junto com sua equipe técnica, cadastrou o município para garantir a inclusão no projeto. Os arroios Mineiro e Amora, que cortam a cidade, são responsáveis por recorrentes alagamentos, causando transtornos e prejuízos aos moradores.

O desassoreamento é essencial para a limpeza e desobstrução desses cursos d’água, reduzindo os impactos das cheias e minimizando os riscos de enchentes, garantindo mais segurança e qualidade de vida para a população.


   

  

menu
menu