![]() |
|
Montenegro intensifica em Brasília articulação por novas moradias populares |
|
Prefeitura foi ao DF para atender 130 famílias ainda sem o à casa própria |
483m2o

Em um momento crucial para a reconstrução social e urbana, Montenegro reforça sua luta por moradias dignas para as famílias afetadas pela enchente de 2024.
Nesta semana, o secretário de Desenvolvimento Social, Cidadania e Habitação, José Vitor Cardoso, e o diretor de Habitação, Bruno Zietlow, estiveram em Brasília em busca de avanços junto ao Ministério das Cidades.
A comitiva foi recebida pelo ministro Jader Filho, pelo secretário executivo Hailton Madureira e pelo chefe de gabinete Rui Pires. Durante a reunião, os representantes de Montenegro destacaram a urgência da contratação de novos empreendimentos habitacionais para atender 130 famílias ainda sem o à casa própria. A proposta insere-se na modalidade de compra assistida, regulamentada pela Portaria MCID 520/2024.
“O Ministério se comprometeu a abrir novas metas de contratação nos próximos dias, o que permitirá que Montenegro envie propostas de novos empreendimentos populares”, afirmou o secretário Vitor Cardoso, demonstrando otimismo quanto ao avanço das negociações.
Atualmente, embora 147 famílias estejam aptas a participar do programa, apenas 15 imóveis foram entregues. A expectativa é de que a abertura de metas específicas permita acelerar o processo, garantindo moradias em áreas seguras e com financiamento bancário integralmente subsidiado, até o limite de R$ 200 mil por unidade.
A ação reforça não só o compromisso do município com a dignidade habitacional, mas também a importância da cooperação entre os entes federativos para enfrentar os desafios causados por desastres climáticos. “Agradecemos os recursos e o empenho do Governo Federal em melhorar a vida das nossas famílias. Seguimos avançando na conquista de moradia digna para todos”, concluiu Cardoso.
Montenegro dá mais um o decisivo rumo à reconstrução do seu tecido social, colocando no centro das políticas públicas o direito fundamental à moradia, salienta a Assessoria de Comunicação da prefeitura.